quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Edital de Seleção para Projetos de Leitura - Programa Prazer em Ler, Instituto C&A [até 28/11]




O Instituto C&A desenvolve, desde 2006, o Programa Prazer em Ler, promovendo a formação de leitores e desenvolvendo o gosto pela leitura, por meio de ações continuadas e sustentáveis e de articulações com distintos agentes envolvidos com a leitura no Brasil. A metodologia do programa, exemplar sob vários aspectos, prevê potencializar e integrar quatro eixos: espaço, acervo, mediação da leitura e gestão participativa.

Atualmente 12 Pólos de Leitura*, que compreendem diversas organizações sociais locais e bibliotecas comunitárias são mantidos por esse projeto. O diferencial desse modelo está na ideia de uma ampla articulação visando a formulação de projetos coletivos de fomento à leitura. Em cada um dos Pólos, uma das instituições tem a responsabilidade por formar as demais organizações do Pólo no campo da promoção da leitura, e os recursos são distribuídos entre todos os projetos de leitura envolvidos. [*Há também existem outros dois Pólos do Programa compostos por escolas públicas - nas cidades de Paraty (RJ) e em Natal (RN)].

Em algumas cidades, como Recife e em Porto Alegre, a criação de Planos Municipais de Leitura teve um grande impulso graças a ações e movimentos gerados pelas organizações apoiadas pelo Programa Prazer em Ler, o que demonstra a incidência política desse projeto, para além de um apoio técnico e financeiro.

Nesse mês o Instituto C&A lançou uma nova chamada para o fomento a novos Pólos de Leitura pelo Brasil. Até o dia 28 de novembro, projetos de promoção da leitura elaborados, desenvolvidos coletivamente por pelo menos cinco instituições sociais, de base comunitária e atendimento a crianças e adolescentes, poderão enviar suas propostas ao Programa Prazer em Ler, preenchendo o formulário disponível em:
http://www.institutocea.org.br/midiateca/48/publicacao-institucional/edital-polos-de-leitura--programa-prazer-em-ler.aspx 

Abaixo, mais alguns detalhes e links sobre o Edital do Programa, retirados do site oficial do Instituto. Boa sorte a todos os participantes!


Equipe da RBBC

--

"Os projetos serão desenvolvidos entre janeiro e dezembro de 2013. 
Segundo o edital, o projeto coletivo de cada polo deverá ser voltado à incidência em políticas públicas de leitura e ao desenvolvimento de um trabalho qualificado de formação de leitores. Além disso, cada instituição integrante da composição deverá possuir,preferencialmente, uma biblioteca ou espaço de leitura.

Dentro da articulação dos polos de leitura haverá uma instituição responsável inicialmente pela apresentação do projeto, e, após a seleção, pelo recebimento dos recursos e entrega de documentos solicitados. Além das cinco instituições de base comunitária, o polo também poderá ser composto por escolas, bibliotecas públicas e universidades.

Para participar do processo de seleção, as instituições inscritas devem estar localizadas nas regiões metropolitanas ou cidades nas quais a C&A opera comercialmente, desenvolver ações de promoção da leitura e de formação do leitor voltadas a crianças e adolescentes e não estar participando de outro processo de seleção do Instituto C&A.

Os projetos inscritos devem prever um orçamento de até R$ 250 mil. O montante poderá ser utilizado com salários e encargos de recursos humanos envolvidos no projeto; complementação de acervos, melhorias de espaços, equipamentos de uso exclusivo para o desenvolvimento das ações do projeto, material de escritório e outros materiais de apoio; despesas administrativas (até 7% do valor total); logística para a realização e participação em ações de articulação e em eventos culturais; e ações de comunicação do projeto do polo de leitura.

Entre os critérios de seleção estão proposta do projeto construída pelo coletivo de organizações; experiência com promoção da leitura literária; disponibilidade para o trabalho colaborativo com outras organizações; composição de equipe de trabalho com competências em práticas educativas de leitura literária e gestão compartilhada de ambientes de leitura; consistência do projeto de polo de leitura (relação entre diagnósticos de leitura relativos à área de abrangência do polo de leitura, objetivos, resultados, metodologia, ações e recursos); e apresentação de viabilidade financeira (memória de cálculo), com base no plano de ação".


--

Página do Edital do Programa Prazer em Ler:
http://www.institutocea.org.br/noticias/Detalhe-noticia.aspx?id=2030
http://www.institutocea.org.br/acoes/default.aspx?id=45

Detalhes sobre o Programa:
http://www.institutocea.org.br/como-atuamos/area-atuacao/default.aspx?id=1

Vídeo sobre o Programa:
http://www.institutocea.org.br/midiateca/110/video/programa-prazer-em-ler.aspx

Email para Dúvidas sobre o Edital:
prazeremler@institutocea.org.br