segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Programa Livro Popular (Pré-Listagem para Bibliotecas Comunitárias)



‘A realidade dos brasileiros que escrevem, imprimem, vendem e leem cordel é a pobreza, já que pertencem às classes sociais mais desprivilegiadas do Brasil. Ironicamente, porém, são aqueles que produzem um dos retratos mais divertidos dos brasileiros, pois tomam a si mesmos e suas vidas como exemplo para as histórias que transportam para os folhetos cordelianos. São, portanto, a memória e o registro de grande parte da realidade nacional brasileira’.

Mark Curran, Retrato do Brasil em Cordel, Ateliê Editorial, 2011


--

Programa Livro Popular da Fundação Biblioteca Nacional / Ministério da Cultura, de certa forma está ligado a literatura de cordel, esse retrato ‘não-oficial’ do nosso país contada por cerca de 40000 folhetos desde o século XIX - parte da nossa contínua vertente periférica da literatura. Por isso, em homenagem a esses autores que fazem da sua própria existência sua poesia, tentei ainda que de forma incipiente realizar uma seleção prévia dos livros habilitados para o Programa, criando uma ‘listagem-guia’ de recomendações para as Bibliotecas Comunitárias contempladas.

Dos 10831 livros cadastrados, selecionei previamente 2100*. Cabe lembrar que a verba destinada para a maioria das Bibliotecas Comunitárias comporta cerca de 410 obras, se o preço dos livros for igual a R$10, que foi originalmente previsto no Programa. Por fim, há 150 obras destas que considerei como as ‘essenciais’; as listei separadamente também. Para ver o trabalho, acessem a RBBC [ diretamente aqui: livropopular_listaBCs.xls ] .

Em relação aos critérios de seleção, observei brevemente os seguintes:

1) ênfase à ‘literatura periférica’ [literatura de cordel, livros de novos ‘autores periféricos’]
2) seleção de clássicos [literatura, filosofia, sociologia, educação etc]
3) ‘obras de apoio’ aos responsáveis por bibliotecas [em relação a leitura, planejamento de projetos etc]

Tendo em vista o alto volume e o tempo exíguo para seleção dessas obras, não alcancei um trabalho sem falhas; espero ao menos ter entregue algo que sirva como um parâmetro inicial. Aliás, deve-se dar créditos ao Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas por realizar esse Edital de forma descentralizada, com a possibilidade de escolha do acervo pelas próprias bibliotecas envolvidas, algo inédito. Alguns aspectos que os responsáveis pela compra das obras devem atentar:

- Delimitar títulos a partir do público-alvo de seu ambiente e atentar a ‘BiblioDiversidade’. Para isso, deve-se observar faixa etária, interesses específicos da comunidade, por exemplo.

- Dar preferência para livros de autores e/ou editoras reconhecidamente competentes. Visitar os sites das editoras para ver detalhes sobre as obras é recomendável.

- Tentar estabelecer uma forma democrática de escolha dos livros é algo a ser pensado. Pelo pouco tempo para escolha [até dia 31/01, ao que parece] e a quantidade a ser escolhida [412 obras] pode ser um pouco difícil, mas, sendo criativ@, há como acolher diversas sugestões para a compra mais adequada desse acervo.

Não vou me estender muito - nesse caso quero ver a recepção do trabalho para poder lhes ajudar melhor a partir de um diálogo. 

Um abraço, e até mais!

Abraão Antunes da Silva
abrapira@gmail.com


De cada 5 livros, escolhi 1; a mesma proporção está na lista de pré-selecionados para os que vierem a se basear nela.

--

‘A linguagem não pode ser reduzida a um mero instrumento, pois tem a ver como a construção de nós mesmos enquanto sujeitos falantes. Quanto mais formos capazes de nomear o que vivemos, mais aptos estaremos para vivê-lo e transformá-lo’. 
Michele Pètit, Os Jovens e a Leitura